Fisioterapia para Idosos

Fisioterapia Personalizada e Individualizada para Idosos

Tendo em vista o número crescente da população idosa, a vulnerabilidade em desenvolver alterações funcionais é altíssima. A perda da força muscular e o equilíbrio são os principais fatores preocupantes, pois ocasionalmente estão relacionados a quedas, o que prejudica e muito a vida dos nossos idosos.
O comprometimento muscular é a causa primária das incapacidades funcionais, podendo gerar dependência funcional ao idoso, privando-o do seu bem-estar. Por esse motivo a fisioterapia para idosos é indispensável.
👉Aumentar a flexibilidade.
👉Melhorar a força muscular.
👉Melhorar a capacidade pulmonar.
👉Melhorar o equilíbrio.
👉Melhorar a coordenação.
👉Melhorar a qualidade de vida.

RPG no tratamento da INCONTINÊNCIA URINÁRIA

ERGOSPORTS | INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Você sabia que o RPG – reeducação postural global pode ajudar pacientes no tratamento da incontinência urinária?

Estudos realizados relatam que os exercícios, focados em posturas de correção propostas pelo método, foram indicados para recuperar o controle fisiológico do assoalho pélvico.

As técnicas dentro do RPG, trabalham alguns exercícios que consistem em contrair os músculos do assoalho pélvico, fortalecendo-os e impedindo a perda involuntária da urina.

O tratamento é realizado por um fisioterapeuta formado no método.
O RPG tem como princípio a correção simultânea de todos os elementos relacionados ao problema.

Um exemplo seria, uma postura ruim favorece a má posição dos órgãos internos, e a limitação da amplitude respiratória, geradas pelas tensões do diafragmaticas que transmitem esse desequilíbrio ao períneo.

Portanto através do RPG conswguimis obter um bom equilíbrio postural.

Venha conversar e tirar todas suas dúvidas.

Estou lhe esperando!

Aline Queluz Ghisleri
Fisioterapeuta Pélvica e RPG
Crefito 212128/F

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019

MÉTODO DAS CADEIAS FISIOLÓGICAS EM BEBÊS

Durante as últimas semanas da sua vida intrauterina, o feto cresce, ganha peso e, assim fica cada vez mais apertado. A diminuição do espaço provoca a compressão de determinadas regiões, podendo deixar marcas. Algumas posturas podem criar um desequilíbrio de tensão no envoltório corporal do feto, inerentes ao nascimento por parto normal ou por cesárea.

Ao nascer, o corpo do bebê é submetido a compressões importantes, mas também a trações intensas. Fisiologicamente, o recém-nascido tem nele mesmo o potencial vital para recuperar-se dos “perigos” do nascimento. Mas quando os partos são longos, difíceis, medicamentosos ou instrumentalizados é evidente que nos afastamos do natural. As forças de compressão e de tração exercidas sobre o corpo do bebê são muito mais potentes.

Para auxiliar nestas intercorrências com os bebês apresentamos o Método Busquet, visando tratar as cadeias fisiológicas que são trilhos anatômicos no qual, envolve todo o nosso corpo. Dividindo entre as cadeias musculares, neurovascular, craniana e visceral.

Os principais motivos de consulta são:

  • Problemas do sono;
  • Assimetrias posturais;
  • Choro excessivo;
  • Problemas digestivos;
  • Hiperatividade;
  • Alterações decorrentes de um parto difícil;

Revista Saúde Press

Aplica-se a massagem seguindo a via de circulação das cadeias fisiológicas, cada manobra estará ligada a uma cadeia, possibilitando a estimulação dessas cadeias bem como a estruturação do desenvolvimento psicomotor.

A massagem facilita e reforça a evolução proprioceptiva do bebê, proporcionando à ele uma sensação de sua unidade global (cabeça, tronco e membros).

 

 

 

 

Dra. Tatiana Pscheidt Hakbart

Fisioterapeuta

Pós graduada em ortopedia e traumatologia
Formação em Quiropraxia
Formação em Reeducação Postural Global
Formação do Método Busquet
CREFITO 105459-F

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019

CAPSULITE ADESIVA ou Síndrome do ombro congelado.

CAPSULITE ADESIVA | ERGOSPORTS

 

É uma condição caracterizada por rigidez e dor na articulação do ombro.
Geralmente surge sem causa aparente, mas pode estar relacionada a uma lesão, como cirurgias prévias de ombro, inflamações (bursites e tendinites) que geram dor e fazem com que indivíduo permaneça longos períodos imobilizado evitando qualquer movimento com o braço. Doenças como diabetes e distúrbios da tireóide também podem ter relação. A dor inicia de forma gradual e pode desaparecer em até dois anos. Acometem mais mulheres do que homens e no Brasil são diagnosticados por ano dois milhões de casos entre 30 e 50 anos.
A fisioterapia é sempre recomendada porque ajuda no combate à dor e no restabelecimento dos movimentos do ombro. Na fisioterapia podem ser usados equipamentos para alívio da dor e compressas mornas para facilitar a
movimentação desta articulação. Várias técnicas manuais podem ser utilizadas como Maitland, Mulligan, Mobilizações Articulares Passivas além de exercícios de alongamento (dentro do limite de dor) e posteriormente devem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular.
Nas fases mais avançadas, a recuperação do movimento torna-se o principal objetivo O tempo de recuperação varia de uma pessoa para outra, mas  geralmente dura de alguns meses à 1 ano, havendo melhora progressiva dos
sintomas. Ainda que possa não haver uma melhora significativa na amplitude de movimentos com o braço afetado, nas primeiras sessões é possível não desenvolver contraturas musculares no músculo trapézio que podem causar
ainda mais dor e desconforto.
Existem técnicas específicas que podem ajudar a quebrar as aderências e promover a amplitude, mas não é recomendado que o paciente fique tentando forçar muito a articulação para movimentar o braço, porque isso pode gerar pequenos traumatismos, que além de agravar a dor, não traz nenhum benefício. Em casa devem ser realizados apenas os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, que podem incluir o uso de pequenos equipamentos, como
bola, bastão e faixas elásticas.

Você lendo esse post se identificou, lembrou daquele parente ou amigo que está com essas dificuldades?
Entre em contato conosco por meio de nossos telefones que os profissionais estão aptos e apostos para ajudar.

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019

VOCÊ SENTE DOR DE CABEÇA COM FREQUÊNCIA?? VOCÊ PODE TER BRUXISMO.

ERGOSPORTS | Você sente dor de cabeça?

 

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

 

Tratamentos:

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.

Uma placa para bruxismo pode ajudar a reduzir o travamento. Existem muitos tipos diferentes delas, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir.

Um tratamento muito eficaz para Bruxismo é a Fisioterapia para relaxar a musculatura mastigatória para tanto são utilizados recursos eletroterapêuticos, cinesioterapia, técnicas de liberação miofacial, mobilização e manipulação articular.

Recomendações

  • Consulte o dentista com regularidade;
  • Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
  • Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
  • Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
  • Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.

Por quê o RPG da ErgoSports é diferente de outras clínicas?

Por quê o RPG da ErgoSports é diferente de outras clínicas?

As pessoas têm perguntado “Porquê o RPG da ErgoSports é diferente de outras clínicas?” E vamos explicar:

  1. O tratamento de RPG na ErgoSports é individualizado, portanto, o profissional que acompanha o paciente avalia, tira fotografias do mesmo para comparação de antes e depois, trata até a sua alta, caso o paciente tenha necessidade de trocar de profissional ele poderá fazer sem problema pois todo o prontuário será repassado para o outro profissional.
  2. A sessão dura cerca de 50 minutos de duração, durante este tempo pode variar de sessão para sessão, o paciente realiza alongamentos ativos e passivos, mobilizações da coluna, fortalecimentos, mobilização de cintura escapular, manipulações e executam as postura do RPG.As posturas são mantidas em torno de 10 a 20 minutos cada postura.
  3. Os Fisioterapeutas que atendem RPG, tem cursos de técnicas manipulativas e devido a isso realizam manipulações para correção quando veem necessidade.
  4. Durante o tempo que o paciente fica nas posturas deitadas o Fisioterapeuta trabalha na cervical do paciente podendo realizar tração, massagem, liberação de trigger points em região occipital

Quer saber mais sobre esta técnica incrível de correção postural? Procure a ErgoSports

LEMBRE-SE QUE A FISIOTERAPIA É UM ÓTIMO RECURSO PARA RESOLVER O PROBLEMA, PROCURE-NOS!.

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019

Você já riu tanto a ponto de fazer Xixi? CUIDADO!

ERGOSPORTS - Incontinência UrináriaVocê já riu tanto a ponto de ter de sair correndo para o banheiro porque o xixi estava escapando?

Foi fazer um exercício mais pesado na academia e sentiu que sua roupa íntima molhou?

SAIBA QUE SE VOCÊ SOFRE COM A INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO, LEMBRE-SE QUE NÃO ESTÁ SOZINHA!

A incontinência urinária de esforço afeta aproximadamente 18 milhões de adultos nos Estados Unidos, sendo 85% mulheres. Geralmente, as pessoas que sofrem de incontinência levam de 4 a 6 anos antes de procurar ajuda para essa condição.

SINTOMAS DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO

Incontinência urinária de esforço é a perda involuntária de urina durante atividades físicas, que podem incluir, sem se limitar a:

  • Tossir
  • Rir
  • Levantar peso

A incontinência acontece quando os músculos que sustentam a uretra (o tubo que leva a urina para fora do corpo) estão enfraquecidos ou danificados. Isso pode ocorrer como resultado do parto, de um trauma, de mudanças hormonais e por muitas outras razões.

VOCÊ NÃO PRECISA VIVER ASSIM.

A incontinência urinária de esforço pode ser tratada com ou sem cirurgia.

TIPOS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA:

  • Incontinência urinária de esforço

Tossir, espirrar, pegar peso, correr, gargalhada e até uma simples caminhada pode fazer o xixi escapar sem querer. Quando ocorre por esses motivos, ela é chamada de incontinência urinária de esforço, que é o tipo mais comum.
As mulheres são as que mais apresentam esse tipo de incontinência, porque existem algumas circunstâncias específicas do gênero que provocam o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, como a gestação e o parto.
Em homens, esse tipo de incontinência pode ocorrer após cirurgia de retirada parcial e total de próstata.

  • Incontinência urinária por urgência

Sabe aquela vontade repentina de fazer xixi, que parece que você não vai conseguir chegar a tempo ao banheiro? E, na maioria das vezes, você não consegue chegar mesmo? Essa é a incontinência urinária por urgência.     Ela geralmente acontece em meio às atividades diárias.
Na maior parte dos casos, ela é causada pela bexiga hiperativa, que é contraída de maneira involuntária.
Os motivos que levam a bexiga a ficar mais ativa do que o normal podem ser vários: desde uma infecção urinária até uma alteração dos nervos que ficam na base da bexiga.

  •  Incontinência urinária mista

É a combinação das incontinências de esforço e por urgência. Ou seja, a pessoa tem vontade de fazer xixi toda hora por causa da hiperatividade da bexiga e também não consegue controlar a saída do xixi.

  • Incontinência urinária por transbordamento

Toda bexiga tem o seu limite. Quando ela não é esvaziada por um longo período, fica tão cheia que o xixi transborda.
Isso acontece porque o músculo da bexiga fica fraco ou existe alguma outra coisa impedindo a saída do xixi, como a obstrução por aumento da próstata.
A incontinência urinária por transbordamento é mais comum nos homens porque pode ser causada pelo aumento do tamanho da próstata. Mas também pode estar relacionada com a fraqueza do músculo da bexiga e, nesse caso, atingir também as mulheres. 

Não deixe que a IU atrapalhe sua vida. Procure ajuda médica para identificar a condição e indicar o melhor tratamento

LEMBRE-SE QUE A FISIOTERAPIA É UM ÓTIMO RECURSO PARA RESOLVER O PROBLEMA, PROCUREN-OS!.

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019

Fibromialgia – Dor a Flor da Pele

 

FIBROMIALGIA – A Dor a Flor da Pele

A fibromialgia é uma doença bastante comum na prática clínica diária. Caracteriza-se por um quadro de dor generalizada e de longa data. Com certa frequência, associa-se a outras queixas como fadiga e um sono não repousante. Os pacientes podem ainda referir uma variedade de outros sintomas, incluindo sensação de formigamento e inchaço em mãos e pés, alterações na memória, dificuldade na concentração e raciocínio, cólicas no abdome, ansiedade, humor deprimido, irritabilidade, dores de cabeça, tonturas e palpitações.
É uma doença que afeta mais as mulheres, e embora o quadro seja mais comum nos adultos, também pode acometer adolescentes e idosos.
Hoje em dia, define-se a Fibromialgia como um quadro de ampliação da sensibilidade aos estímulos periféricos, e que são interpretados pelo sistema nervoso central como dor. Não existem alterações importantes ao exame físico e os exames complementares (laboratoriais e de imagem) não mostram nenhuma alteração. É importante salientar que o fato dos exames estarem normais, não define ausência de doenças.
Diferentes estratégias terapêuticas podem ser utilizadas, tanto medicamentosa como não medicamentosa. Os principais objetivos do tratamento são diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento não medicamentoso inclui em primeira instância a busca por um profissional Psicoterapeuta, pois na maioria das vezes a doença surge após período de depressão, forte estresse ou trauma psicológico, em conjunto com psicoterapia a Fisioterapia para realização de alongamentos passivos, mobilizações articulares, terapias manuais e eletroneuroestimulação com intuito de efeito analgésico. Psicoterapia associado a Fisioterapia em conjunto com Exercícios Físicos com atividade aeróbica de preferência e fortalecimento muscular global. A massoterapia ajuda muito, o toque na pele libera o hormônio Ocitocina e o músculo que se encontra em contratura aos poucos vai relaxando.
Você pode mudar seu quadro, é difícil e precisa de persistência pois algumas dores surgirão neste período mas só depende de você.

Consulte um especialista.
Na ErgoSports  temos vários tratamentos para o paciente com diagnóstico de Fibromialgia. Agende sua consulta pelos telefones.4325250 ou 997672019.

Bursite Subacromial

 O ombro é um articulação que permite a movimentação do braço de forma multiaxial, para facilitar o deslizamento, diminuir o atrito e amortecer o impacto entre as estruturas anatômicas do ombro existe a bursa, que é uma pequena bolsa com líquido lubrificante, quando ocorre a inflamação desta estrutura chama-se bursite. Frequentemente, a bursite faz parte de um quadro que chamamos de síndrome do impacto do ombro, que é uma patologia do ombro na qual não apenas a bursa encontra-se inflamada, mas também os músculos que passam pelo espaço subacromial apresentam sinais de tendinite (inflamação dos tendões).
A síndrome do impacto e a bursite no ombro podem ser provocados por diversos fatores, incluindo traumas ou movimentos excessivos e repetitivos do ombro.
A bursite do ombro também pode ter origem em doenças inflamatórias sistêmicas, tais como a polimialgia reumática, gota, artrite reumatoide, lúpus, atrite psoriásica e esclerodermia.
A dor da bursite ou da síndrome do impacto agrava-se com a movimentação do braço, principalmente quando tentamos levantá-lo acima da linha do ombro. Com o tempo o incômodo torna-se presente mesmo com o braço em repouso.
A Fisioterapia é o tratamento mais indicado para que o paciente restabeleça sua força muscular e amplitude dos movimentos do ombro, assim como diminuir processo inflamatório e dor através de equipamento de eletrotermoterapia.

Entorse de Tornozelo

O Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum. Acontece tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta perder o equilíbrio, pisar num buraco, caminhar numa superfície irregular, quebrar o salto do sapato ou se perder em uma pequena distração.
Quando um entorse de tornozelo acontece um ou mais ligamentos no lado interno ou externo (mais comum) do tornozelo sofreram um estiramento ou ruptura. Se você perceber que a torção de tornozelo foi mais grave (tornozelo inchado e dor constante), deve procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo. Se uma entorse não for tratada adequadamente pode causar problemas a longo prazo e recidivas, onde o paciente torse o tornozelo a qualquer movimento mais brusco.
O Tratamento conservador para entorse de tornozelo é realizado através de FISIOTERAPIA utilizando recursos terapêuticos para analgesia, diminuição de edema e reforço muscular, assim como pode ser realizado kinesio taping e manipulações através da técnica de Osteopatia quando não houver rompimento ou lesão.