Bursite Subacromial » Ergosports – Embraergo

Bursite Subacromial

 O ombro é um articulação que permite a movimentação do braço de forma multiaxial, para facilitar o deslizamento, diminuir o atrito e amortecer o impacto entre as estruturas anatômicas do ombro existe a bursa, que é uma pequena bolsa com líquido lubrificante, quando ocorre a inflamação desta estrutura chama-se bursite. Frequentemente, a bursite faz parte de um quadro que chamamos de síndrome do impacto do ombro, que é uma patologia do ombro na qual não apenas a bursa encontra-se inflamada, mas também os músculos que passam pelo espaço subacromial apresentam sinais de tendinite (inflamação dos tendões).
A síndrome do impacto e a bursite no ombro podem ser provocados por diversos fatores, incluindo traumas ou movimentos excessivos e repetitivos do ombro.
A bursite do ombro também pode ter origem em doenças inflamatórias sistêmicas, tais como a polimialgia reumática, gota, artrite reumatoide, lúpus, atrite psoriásica e esclerodermia.
A dor da bursite ou da síndrome do impacto agrava-se com a movimentação do braço, principalmente quando tentamos levantá-lo acima da linha do ombro. Com o tempo o incômodo torna-se presente mesmo com o braço em repouso.
A Fisioterapia é o tratamento mais indicado para que o paciente restabeleça sua força muscular e amplitude dos movimentos do ombro, assim como diminuir processo inflamatório e dor através de equipamento de eletrotermoterapia.