MÉTODO DAS CADEIAS FISIOLÓGICAS EM BEBÊS » Ergosports – Embraergo

MÉTODO DAS CADEIAS FISIOLÓGICAS EM BEBÊS

Durante as últimas semanas da sua vida intrauterina, o feto cresce, ganha peso e, assim fica cada vez mais apertado. A diminuição do espaço provoca a compressão de determinadas regiões, podendo deixar marcas. Algumas posturas podem criar um desequilíbrio de tensão no envoltório corporal do feto, inerentes ao nascimento por parto normal ou por cesárea.

Ao nascer, o corpo do bebê é submetido a compressões importantes, mas também a trações intensas. Fisiologicamente, o recém-nascido tem nele mesmo o potencial vital para recuperar-se dos “perigos” do nascimento. Mas quando os partos são longos, difíceis, medicamentosos ou instrumentalizados é evidente que nos afastamos do natural. As forças de compressão e de tração exercidas sobre o corpo do bebê são muito mais potentes.

Para auxiliar nestas intercorrências com os bebês apresentamos o Método Busquet, visando tratar as cadeias fisiológicas que são trilhos anatômicos no qual, envolve todo o nosso corpo. Dividindo entre as cadeias musculares, neurovascular, craniana e visceral.

Os principais motivos de consulta são:

  • Problemas do sono;
  • Assimetrias posturais;
  • Choro excessivo;
  • Problemas digestivos;
  • Hiperatividade;
  • Alterações decorrentes de um parto difícil;

Revista Saúde Press

Aplica-se a massagem seguindo a via de circulação das cadeias fisiológicas, cada manobra estará ligada a uma cadeia, possibilitando a estimulação dessas cadeias bem como a estruturação do desenvolvimento psicomotor.

A massagem facilita e reforça a evolução proprioceptiva do bebê, proporcionando à ele uma sensação de sua unidade global (cabeça, tronco e membros).

 

 

 

 

Dra. Tatiana Pscheidt Hakbart

Fisioterapeuta

Pós graduada em ortopedia e traumatologia
Formação em Quiropraxia
Formação em Reeducação Postural Global
Formação do Método Busquet
CREFITO 105459-F

>>ESTÁ NO CELULAR?
Clique neste link: 👉 http://bit.ly/FalecomErgosports
e fale diretamente conosco pelo Whatsapp.
☎️(47) 3432-5250
📲(47) 9.9767-2019