Fibromialgia – Dor a Flor da Pele » Ergosports – Embraergo

Fibromialgia – Dor a Flor da Pele

 

FIBROMIALGIA – A Dor a Flor da Pele

A fibromialgia é uma doença bastante comum na prática clínica diária. Caracteriza-se por um quadro de dor generalizada e de longa data. Com certa frequência, associa-se a outras queixas como fadiga e um sono não repousante. Os pacientes podem ainda referir uma variedade de outros sintomas, incluindo sensação de formigamento e inchaço em mãos e pés, alterações na memória, dificuldade na concentração e raciocínio, cólicas no abdome, ansiedade, humor deprimido, irritabilidade, dores de cabeça, tonturas e palpitações.
É uma doença que afeta mais as mulheres, e embora o quadro seja mais comum nos adultos, também pode acometer adolescentes e idosos.
Hoje em dia, define-se a Fibromialgia como um quadro de ampliação da sensibilidade aos estímulos periféricos, e que são interpretados pelo sistema nervoso central como dor. Não existem alterações importantes ao exame físico e os exames complementares (laboratoriais e de imagem) não mostram nenhuma alteração. É importante salientar que o fato dos exames estarem normais, não define ausência de doenças.
Diferentes estratégias terapêuticas podem ser utilizadas, tanto medicamentosa como não medicamentosa. Os principais objetivos do tratamento são diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento não medicamentoso inclui em primeira instância a busca por um profissional Psicoterapeuta, pois na maioria das vezes a doença surge após período de depressão, forte estresse ou trauma psicológico, em conjunto com psicoterapia a Fisioterapia para realização de alongamentos passivos, mobilizações articulares, terapias manuais e eletroneuroestimulação com intuito de efeito analgésico. Psicoterapia associado a Fisioterapia em conjunto com Exercícios Físicos com atividade aeróbica de preferência e fortalecimento muscular global. A massoterapia ajuda muito, o toque na pele libera o hormônio Ocitocina e o músculo que se encontra em contratura aos poucos vai relaxando.
Você pode mudar seu quadro, é difícil e precisa de persistência pois algumas dores surgirão neste período mas só depende de você.

Consulte um especialista.
Na ErgoSports  temos vários tratamentos para o paciente com diagnóstico de Fibromialgia. Agende sua consulta pelos telefones.4325250 ou 997672019.