Fasceíte Plantar » Ergosports – Embraergo

Fasceíte Plantar

A Fasceíte Plantar é uma das patologias mais comuns que acometem o pé.e ocorre quando o tecido fibroso (fáscia plantar) ao longo do pé está inflamado, devido a um estresse excessivo dessa região. A fáscia plantar é um tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé. É uma banda fibrosa e firme que sustenta e mantém o arco plantar de pé. A inflamação é causada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar.
Geralmente, quem sofre dessa patologia, sente fortes dores no pé logo pela manhã, ao dar os primeiros passos e melhora ao longo do dia.
A Fasceíte Plantar não ocorre somente de processos inflamatórios, mas pode ser também uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos. A dor pode ser intensificada com exercícios físicos intensos, peso ou idade. Geralmente a Fascite Plantar está associada à obesidade, ficar em pé por longos períodos, pés planos ou cavos, falta de atividade física, distúrbio de pisada durante a prática esportiva, diferença de comprimento das pernas, esporão de calcâneo, encurtamento do tendão de Aquiles e ainda o uso de calçados impróprios.
Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem Fascite Plantar em algum momento da vida.
Sempre é melhor prevenir do que remediar, portanto, o tratamento conservador é feito com a recomendação.
Para prevenir a Fascite Plantar, é de suma importância
* controlar o peso;
* readaptar a prática esportiva;
* alongar os músculos da panturrilha
* corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo e a hiperpronação (excessiva rotação do pé de dentro para fora).