Impacto Fêmoro Acetabular
Refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou deslizamento anormal entre o fêmur e o acetábulo.
Estas alterações morfológicas quando associadas à outros fatores – podem levar a uma lesão do labrum acetabular ou mesmo da cartilagem de revestimento.
Existem dois tipos de deformidades que provocam o impacto da cabeça femoral contra o acetábulo: tipo cam (“came”) e tipo pincer (“pinçamento”). A deformidade tipo cam é caracterizada pelo contorno anormal da transição entre colo e cabeça femoral. A deformidade tipo pincer representa a cobertura excessiva da cabeça femoral pelo acetábulo.
Dor é a principal queixa, em geral maior durante atividades físicas. Alguns pacientes apresentam dor no joelho, púbis e articulação sacroilíaca como consequência de doença no quadril. Outras queixas incluem: mobilidade reduzida do quadril, travamentos e cliques.
O Tratamento conservador é através de FISIOTERAPIA onde devem ser realizados alguns exercícios específicos melhorando a amplitude de movimento do quadril e fortalecendo os músculos que suportam a articulação aliviando o estresse no labrum lesionado ou cartilagem.